METODOLOGIA DE GESTÃO DE MUDANÇA PARA A AMÉRICA LATINA

A Dextera oferece para a América Latina, com exclusividade, formação e workshops para liderança na Metodologia PCI® (People-Centred Implementation) da Changefirst®, uma das líderes no mercado internacional de gestão de mudança.


A Metodologia PCI auxilia corporações a desenvolverem capacidade interna para a gestão de mudanças. Para isso, capacita gerentes de projeto e gestores no planejamento, implementação e monitoramento das iniciativas de mudanças, e prepara a liderança executiva para assumir um papel ativo neste processo, a partir de uma abordagem centrada no engajamento efetivo das pessoas. A gestão das iniciativas de mudança é suportada por uma plataforma online - o e-change - que acaba de ganhar uma nova versão, muito mais robusta, moderna e interativa.

A Dextera firmou esta aliança estratégia com a Changefirst em 2011 e já formou quase 200 especialistas na metodologia PCI, em mais de 60 organizações. Em 2012, apoiou a publicação da edição brasileira do livro Gestão de Mudança com Sucesso, de David Miller, CEO e fundador da Changefirst.

Desde 1995, a britânica Changefirst vem ajudando pessoas e organizações a implementar mudanças bem-sucedidas por meio da Metodologia PCI. Com atuação em mais de 45 países, seus profissionais já treinaram mais de 15 mil pessoas. Consolidada com sucesso na Europa, Estados Unidos e Oceania, a Metodologia PCI está sendo difundida na América Latina por meio da aliança com a Dextera Consultoria. A Dextera e a Changefirst possuem metodologias em gestão de mudança que se complementam, com foco na preparação e engajamento das pessoas impactadas e no apoio às organizações para que elas ampliem sua capacidade interna para gerir mudanças.

A Changefirst é uma fornecedora de educação registrada no PMI (Project Management Institute) e sua metodologia de gestão de mudança é projetada para se integrar com abordagens de mercado, incluindo Six Sigma e Prince 2. São clientes da Changefirst empresas como Syngenta, Novartis, HSBC, MSA, The Linde Group, Kaefer, Kenya Airways, Virgin Media e Network Rail. Mais informações no site www.changefirst.com .

Livro Gestão de Mudança com Sucesso aborda a metodologia PCI
Ao ler Gestão de Mudança com Sucesso – Uma abordagem organizacional focada em pessoas, você irá compreender como as organizações e as pessoas se conectam, e aprender como facilitar com sucesso a mudança quando as pessoas têm que adotar novas formas de trabalho que requerem um afastamento significativo de suas práticas atuais.

Este livro vai lhe ajudar a entender os benefícios da metodologia de mudança centrada em pessoas, que é adotada por mais de 15 mil pessoas em mais de 45 países. Ela pode:
  • Ajudar a implementar mudanças com sucesso.
  • Energizar sua organização em relação à mudança.
  • Construir suporte à liderança.
  • Engajar as pessoas para fazerem a transição ocorrer.
O prefácio é de Simone Maria da Costa, fundadora e sócia-diretora da Dextera. Leia o texto na íntegra após a apresentação do autor.

Gestão de Mudança com sucesso – Uma abordagem organizacional focada em pessoas
De David Miller
208 páginas
R$ 49,90
Integrare Business, 2012
2ª edição
Um inestimável guia pragmático para conduzir mudanças significativas. O foco sobre a condução de líderes, executivos e gestores através do ciclo de mudança fará você parar e pensar.
Gordon Smith, CEO da Card Services J.P. Morgan Chase & Co

Este é o tipo de livro que você carrega consigo. Em um mar de mesmice e ‘discurso de consultor’, Miller é breve com a teoria e apresenta soluções astutas e criteriosas de negócios centradas em pessoas. Seu tom é atrativo, já que ele produz a partir de um reservatório de experiência. É uma leitura essencial para qualquer pessoa confrontada com a mudança e que esteja no ambiente empresarial de hoje, ou seja, todo mundo!
Craig Dinsell, vice-presidente executivo de Recursos Humanos Oppenheimerfunds Inc.

Construir a ponte entre ter uma grande estratégia no papel e converter esses planos em resultados de negócios é um dos maiores desafios que qualquer organização enfrenta. As ideias poderosas e a metodologia prática deste livro fornecem os meios para ligar essa ponte com sucesso.
Tim Van den Bossche, presidente Ásia-Pacífico Agfa Graphics

Como gerente de programa, eu recomendaria este livro como uma leitura essencial para gestores prestes a embarcarem em um programa de transformação empresarial. David fornece ideias realmente úteis e abordagens práticas baseadas em seus muitos anos de experiência aos desafios de projeto, que muito frequentemente estressam os gestores quando tentam lidar com as demandas geradas pelos complexos programas de trabalho.
Colin Grace, CEO Praktis Solutions
Sobre o autor

David Miller

David Miller tem passado os últimos 25 anos ajudando as organizações a implementarem mudanças. Ele tem extensa expertise na gestão direta de grandes mudanças, incluindo implementação de estratégias, tecnologias, mudanças de processos de negócios, reestruturações e gestão da qualidade.

Em 1995, David fundou a Changefirst para ajudar as empresas a construírem vantagem competitiva por meio da criação e sustentação da capacidade organizacional em gerir mudanças. David desenvolveu uma profunda crença de que para mudar com sucesso as organizações precisam construir sua própria capacidade de se transformarem e não dependerem de ajuda externa. Seu histórico acadêmico é em economia, política e psicologia.

A Changefirst atua na Europa, Estados Unidos e Oceania, e estrutura para breve o início das operações na Ásia. David atualmente reside em West Sussex, Inglaterra, com sua esposa Susan e seu terrier Bear.

Mudança bem-sucedida, como implementá-la com êxito? O que significa mudar? Uma mudança organizacional é orientada por uma ação intuitiva, ou por um método e seu conjunto de ferramentas, conjugados às habilidades específicas daqueles que a conduzem?

No Brasil, é comum se dizer que muita gente se acha cozinheiro, técnico de futebol, artista, entre outras profissões. O agente de mudança talvez deva entrar nessa lista. De certa forma, todos nós temos vivenciado ou conduzido mudanças na vida pessoal ou profissional, o que certamente poderia nos qualificar como agentes de mudança. Será que essa suposta experiência seria suficiente para alcançar o sucesso nos processos de mudança nas empresas?

Em 2010, conheci David Miller e a metodologia da Changefirst (People-Centred Implementation – PCI) e, imediatamente, percebi a sinergia entre a sua proposta e minhas crenças: compartilhávamos ideias e valores, porém em cenários com estágios de evolução diferente. O contexto de atuação e da prática de gestão de mudança na Europa é ainda diferente da realidade da América Latina.
Ao me aprofundar no conhecimento sobre a metodologia da Changefirst, ficou muito claro que ela poderia enriquecer e complementar o que praticamos na Dextera, consultoria especializada em Gestão de Mudança que fundei em 1996, com a vantagem de podermos contar com o recurso de um aplicativo web muito interessante.  Em 2011, David Miller lançou o seu livro na Inglaterra, que sintetizava, de maneira muito objetiva e realista, sua visão de gestão de mudança.

A decisão de lançarmos a versão brasileira do livro foi motivada pelo fato de acreditarmos que a obra seria instrumento importantíssimo para o amadurecimento e a cultura sobre o tema, desmitificando-o e, ao mesmo tempo, trazendo à luz o profissionalismo que ele exige.  O meu desejo é que isso chegue às lideranças das empresas, aos responsáveis por conduzir transformações organizacionais, e que possa contribuir, verdadeiramente, para o sucesso dessas iniciativas.

Hoje, fico feliz em ver como o tema “gestão de mudança” passou a ser melhor compreendido no mundo e, principalmente, no Brasil. Lembro-me bem que, nos últimos anos da década de 90 ou do “século passado” , cheguei  a cogitar a hipótese de estarmos no caminho errado, pois, à época, mencionar a necessidade de gestão de mudança nas empresas – que estavam em processo de mudanças radicais, envolvendo um grande volume de investimentos – soava como algo completamente absurdo. A típica resistência esta que se apresenta diante do que é inovador. Dessa maneira, naquele momento, para muitos era difícil compreender que a mudança demanda uma gestão.

Pois bem, este livro de David Miller confirma a gestão como a chave de ouro de uma mudança bem-sucedida, à altura de todos que vejam as inovações com verdadeiro interesse, portanto, sem preconceitos. Na primeira parte do livro, o autor aborda a cultura organizacional no processo de mudança, de forma objetiva e muito real. Sem se estender muito sobre o tema, descreve os elementos que a compõem de maneira clara e assertiva e com riqueza de exemplos que, inevitavelmente, nos remetem às nossas experiências profissionais.

Nesse sentido, a forma como David Miller compara uma mudança instalada com uma implementada é brilhante, pois descreve situações reais, ilustrando cenários, que identificamos claramente com os que conhecemos em muitas empresas com as quais trabalhamos.

Outro ponto fundamental da metodologia da Changefirst é a ideia de que os condutores do processo de mudança devem ser, necessariamente, as pessoas da empresa, devidamente instrumentalizadas com os conhecimentos e habilidades na gestão e implementação da mudança.

O Brasil tem evoluído nessa direção. Assim, várias empresas já se organizaram e estabeleceram uma área ou escritório responsável para orientar os processos de mudanças organizacionais. No entanto, há ainda um caminho a ser percorrido: muitas empresas não compreendem que os consultores externos podem trazer experiência,  metodologia e repertório para facilitar os processos de mudança, mas não substituir os representantes da organização. Com equipes cada vez menores, muitas vezes vemos projetos sem a participação efetiva de integrantes das empresas no processo de mudança.

Guardando essa premissa fundamental – a dos representantes das empresas como agentes de mudança –, nas segunda e terceira partes do livro, David Miller descreve os seis fatores críticos de sucesso propostos pela metodologia da Changefirst, nos presenteando com uma abordagem abrangente que, se assimilada por líderes e agentes de mudança, certamente os municiará com instrumentos para obter melhores resultados e sucesso nas transformações organizacionais.

Estou certa de que a publicação deste livro contribuirá, e muito, para que os profissionais de gestão de mudança aperfeiçoem seus conhecimentos e práticas, e constituirá um instrumento utilíssimo também para aqueles que desejam se iniciar no tema. 

Simone Maria da Costa
Sócia e Diretora da Dextera Consultora
A Metodologia PCI® e e-change® da Changefirst® são produtos licenciados e protegidos pelas leis de direitos autorais. Copyright © Changefirst Limited 2017. Todos os direitos reservados.


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